Hérnia de Disco Lombar, e agora?

E, de repente, uma dor enorme na região lombar (lombalgia), em alguns casos irradiada para a perna (lombociatalgia), muitas vezes incapacitante. Aquela dor insuportável nos faz buscar atendimento emergencial . O diagnóstico: hérnia discal lombar. E agora, o que fazer?

lombalgiaO primeiro passo é buscar uma avaliação criteriosa de um especialista (no caso um neurocirurgião ou ortopedista especialista em coluna), para excluir a necessidade de procedimento cirúrgico. Se o caso não é cirúrgico, é provável que a experiência da nossa equipe possa ajudar.

Há mais de dez anos avaliando casos como este e buscando formas de trazer de volta a funcionalidade e qualidade de vida do paciente, a equipe de fisioterapeutas da CLINICA ESTRUTURAR desenvolveu uma metodologia que tem trazido resultados satisfatórios em uma parcela significativa dos casos.

Esta metodologia foi iniciada pela fisioterapeuta Angelita Izabel e continuado/aprimorado pelos fisioterapeutas Elizabeth Caixeta, Juliana Franco, Lutero Nogueira e Patrícia Montenegro, além de outros profissionais que fizeram parte desta história. Normalmente, o trabalho é realizado seguindo as seguintes etapas:

1ª Etapa – Após ter passado por uma avaliação criteriosa, normalmente o paciente inicia um trabalho de hidroterapia. Neste momento, usamos as propriedades da água para facilitar a movimentação, diminuir a carga articular e ainda ajudar na redução da dor. Dessa forma, já de início, o trabalho é ativo, respeitando sempre os limites impostos pelo corpo e pela dor do paciente.  Leia mais aqui

2ª Etapa – Com o tratamento de hidroterapia avançado, já é possível realizar um trabalho mais localizado e individualizado, sendo ele, normalmente, com a RPG e outras terapias manuais, entre elas, Osteopatia, Crochetagem, Mobilização Neural e Estabilização segmentar.

3ª Etapa – Nessa fase, com o quadro de dor estável e funcionalidade restabelecida, o paciente já está preparado para iniciar atividade física, porém, com alguns cuidados. Inicia-se então o trabalho com o Pilates. Essa técnica que ganhou força nos últimos tempos, possibilita ganhos de alongamentos e força muscular juntos, além de garantir a continuidade do trabalho de consciência corporal. Por ser realizado em grupos de no máximo três pessoas, torna-se possível a realização de exercícios complexos, de forma personalizada, minimizando, assim, as chances de lesões.

4ª Etapa – O paciente provavelmente já retornou às atividades que foram interrompidas e é hora de voltar\inciar à atividade física que mais lhe agrade ou, se preferir, seguir avançando no Pilates.

pilates lombalgia-8

Se você sente dores lombares, procure um especialista de sua confiança para que, em conjunto com a equipe de fisioterapia, ele possa avaliar seu quadro e traçar um plano adequado de tratamento. Um trabalho sério, iniciado precocemente, pode evitar grandes complicações.

Lembre-se também que a prevenção é a melhor opção. Procure fazer uma atividade física e ter cuidados básicos com a postura. Na nossa página do facebook, você encontra diariamente dicas de como prevenir problemas posturais.

Por fim, gostaria de agradecer ao neurocirurgião Dr. Marcos Masini da Clínica Quéops Millênnium que, desde o início, acreditou e apostou no nosso trabalho. Muito obrigada pela confiança que depositou e deposita em nossa equipe. Esta é uma grande parceria que a cada dia mostra melhores resultados.

E a você, caro leitor, se precisar de nossa ajuda, é só fazer contato…

Elizabeth Caixeta

12